
Começo a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a competição que mais revela craques do futebol no mundo. O time Tricolooouco começo bem.
Com um time ofensivo, de toque de bola envolvente, o São Paulo não encontrou dificuldade para vencer em sua estreia na competição. Com dois gols de Lucas Gaúcho, um de Ronieli e um de Jeferson, o Tricolor venceu o CSA por 4 a 0 e largou na frente no Grupo H - na preliminar, Avaí e Operário-MS empataram em 2 a 2.
A próxima rodada da chave será na quarta-feira. O São Paulo pega o Operário, às 14h, e o Avaí enfrenta o CSA, às 16h.
História
A Copa São Paulo de Futebol Júnior (ou Copa São Paulo de Juniores, como também é conhecida), é o principal torneio da categoria no Brasil. É organizada pela Federação Paulista de Futebol.
Originalmente a competição era chamada de Taça São Paulo de Juniores e era organizada pela Prefeitura de São Paulo, e não pela FPF. Em 1987, o então prefeito Jânio Quadros decidiu não arcar com a Taça São Paulo, que não foi realizada naquele ano.
Disputada desde 1969, acontece sempre no início do ano (em algumas edições, o torneio foi realizado no mês de dezembro do ano anterior - veja o item curiosidades), de modo que a final seja disputada, preferencialmente, no aniversário da cidade de São Paulo (25 de Janeiro). As duas primeiras edições foram disputadas apenas por clubes do estado de São Paulo, mas a partir de 1971 a competição passou a receber clubes de todo o Brasil. Desde então, a Copinha, apelido dado a competição, é um torneio muito observado por imprensa, torcida, empresários e clubes, uma vez que é considerada a principal oportunidade para se descobrir futuros craques do futebol brasileiro.
Entre 1993 e 1997, a Copa SP de Juniores convidou equipes estrangeiras para participarem da disputa: Boca Juniors (Argentina), Peñarol (Uruguai), Cerro Porteño (Paraguai), Nagoya Grampus Eight e Yomiuri Verdy (ambos do Japão), além das seleções sub-20 do Japão e da China. O primeiro clube estrangeiro a participar da competição foi o Bayern de Munique (Alemanha) em 1985. Como todas elas caíram na primeira fase, a organização da Copinha abandonou a idéia. Mas em 2010 uma equipe estrangeira foi novamente convidada para a disputa: o Al-Hilal, da Arábia Saudita.
Títulos por clube
Time Títulos
Corinthians 7
Fluminense 5
Internacional 4
Atlético Mineiro 3
São Paulo 2
Ponte Preta 2
Nacional 2
Portuguesa 2
Juventus 1
Cruzeiro 1
Santos 1
Vasco 1
Guarani 1
América 1
Marília 1
Flamengo 1
América 1
Paulista 1
Barueri 1
Santo André 1
Figueirense 1
Nenhum comentário:
Postar um comentário